terça-feira, 21 de junho de 2011

AVALIAÇÃO 3° ANO - P1







01) (ENEM) O limite de concentração de álcool etílico no sangue estabelecido para os motoristas. Revela que a nova legislação brasileira de trânsito é uma das mais rígidas do mundo. Apesar dos aspectos polêmicos, a “lei seca” pode mudar substancialmente os indicadores de mortalidade, particularmente no que se refere a:
A) gripe e pneumonia.
B) doenças do aparelho urinário.
C) acidentes vasculares cerebrais.
D) doenças sexualmente transmissíveis.
E) agressões e acidentes de trânsito.

02)  De acordo com a IUPAC, o nome do composto que apresenta a fórmula estrutural a seguir é:
A) 5-metil-heptan-2-ol.
B) 5-etil-hexan-2-ol.
C) 3-metil-heptan-5-ol.
D) 2-etil-hexan-2-ol.
E) 2-etil-hexan-5-ol.

03) (Cesgranrio-RJ) O aroma natural de baunilha, encontrado em doces e sorvetes, deve-se ao composto de nome vanilina, cuja fórmula estrutural está produzida  logo abaixo. Em relação à molécula da vanilina, as funções químicas encontradas são:
A) álcool, éter e éster.
B) álcool, ácido e fenol.
C) aldeído, álcool e éter.
D) aldeído, éster e fenol.
E) aldeído, éter e fenol.

04) (UFPE) Quando uma garrafa de vinho é deixada aberta, o conteúdo vai se transformando em vinagre por uma oxidação bacteriana aeróbica representada por: CH3CH2OH → CH3CHO → CH3COOH. O produto intermediário da transformação do álcool do vinho no ácido acético do vinagre é:
A) um éster.                    
B) uma cetona.              
C) um éter.
D) um aldeído.
E) um fenol.

05) (UFRO) A nomenclatura 3-metil-pentan-2-ona pertence ao composto representado na alternativa:
A) CH3 – CH2 – CH(CH3) – CO – CH3.
B) CH3 – CO – CH2 – CH3.
C) CH3 - CH2 – CO – CH(C2H5) - CH2 – CH3.
D) (CH3)3 C - CO – CH3.
E) ) CH3 –  CH(CH3) – CO – C(CH3)3.

06) (ENEM) Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é a de serem provenientes ou não de fontes renováveis. No caso dos derivados do petróleo e do álcool de cana, essa distinção se caracteriza:
A) pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso no petróleo e anual no da cana.
B) pelo maior ou menor tempo para se reciclar o combustível utilizado, tempo maior no caso do álcool.
C) pelo maior ou menor tempo par se reciclar o combustível utilizado, tempo maior no caso dos derivados de petróleo.
D) pelo tempo de combustão de uma mesma quantidade de combustível, tempo muito maior para os derivados do petróleo do que para o álcool.
E) pelo tempo de combustível, pois o refino do petróleo leva dez vezes mais tempo do que a destilação do fermento de cana.

07) (UFPB) A testosterona, o hormônio masculino produzido nos testículos, é responsável pelos efeitos observados no corpo dos jovens durante a adolescência, tais como desenvolvimento dos órgãos sexuais, mudança de voz, aparecimento de pelos no rosto, no púbis e nas axilas. É responsável também pela maior massa muscular dos homens em relação às mulheres. A fórmula estrutural da testosterona é assim representada:









Observa-se que este composto apresenta grupos característicos das funções:
A) ácido carboxílico e fenol.
B) ácido carboxílico e álcool.
C) aldeído e cetona.
D) cetona e aldeído.
E) cetona e álcool.

08) (Facet-SP) Na indústria de alimentos, sua aplicação mais importante relaciona-se à extração de óleos e gorduras de sementes, como soja, amendoim e girassol. À temperatura ambiente, é um líquido que apresenta odor agradável, e muito utilizado como solvente de tintas, vernizes e esmaltes. Trata-se da cetona mais simples. O nome oficial e a fórmula molecular da substância descrita pelo texto acima são, respectivamente:

A) butanal e C4H8O.
B) butanona e C4H7OH.
C) etanona e C2H4O.
D) propanal e C3H6O.
E) propanona e C3H6O.

09) A presença da vitamina A na dieta alimentar é importante porque, entre outras coisas, ela está relacionada à manutenção de uma boa visão. Dentro do organismo, essa vitamina se converte em retinal, que participa de um conjunto de reações químicas que ocorrem nos olhos e que são responsáveis pelas informações visuais que são emitidas para o cérebro. As fórmulas estruturais da vitamina A e do retinal aparecem a seguir:
A) a vitamina A é um hidrocarboneto, um álcool ou um aldeído? Explique._____________________________
________________________________________________________________________________________
B) o retinol é um hidrocarboneto, um álcool ou aldeído? Explique.­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Quando um Álcool está ligado a um anel benzenico ele se torna um Fenol. Já quando é à um carbono insaturado se torna um Enol

      Excluir