terça-feira, 21 de junho de 2011

AVALIAÇÃO 2º ANO

01)  (UFRS) UM acadêmico do curso de Química necessita preparar uma solução de ácido bórico (H3BO3) 0,5 mol/L para ser utilizada como fungicida. Para preparar tal solução ele dispõe de 2,5 g do ácido. O volume, em mL, de solução com a concentração desejada que pode ser preparada utilizando toda a massa disponível é, aproximadamente:
Dados: H = 1g/mol; B = 10,8 g/mol; O = 16.
A) 41.
B) 81.
C) 161.
D) 246.
E) 1000.

02) O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 100 °C, concentração de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos. A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a fabricação e comercialização do produto. No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações:

          I.                    Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico;
         II.                    Produto fabricado conforme as normas da ANVISA;
    III.                       Ecologicamente correto.

As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em:
A)  II, apenas.
B)  III, apenas.
C)  I e II, apenas.
D)  II e III, apenas.
E)  I, II e III.
03) Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das bactérias responsáveis pelo botulismo, mencionados na questão anterior, conclui-se que as toxinas que o causam têm maior chance de ser encontradas:
A) em conservas com concentração de 2 g de sal em 100 g de água.
B) nas linguiças fabricadas com nitrito e nitrato de sódio.
C) nos alimentos logo após terem sido fervidos.
D) no suco de limão, cujo pH varia de 2,5 a 3,6.
E) no charque (carne salgada e seca ao sol).

04) O controle de qualidade é uma exigência da sociedade moderna na qual os bens de consumo são produzidos sem escala industrial. Nesse controle de qualidade são determinados parâmetros que permitem checar a qualidade de cada produto. O álcool combustível é um produto de amplo consumo muito adulterado, pois recebe adição de outros materiais para aumentar a margem de lucro de quem o comercializa. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o álcool combustível deve ter densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3. Em algumas bombas de combustível a densidade do álcool pode ser verificada por meio de um densímetro similar ao desenhado abaixo, que consiste em duas bolas com valores de densidade diferentes e verifica quando o álcool está fora da faixa permitida. Na imagem, são

A respeito das amostras ou do densímetro, pode-se afirmar que:

(A) a densidade da bola escura deve ser igual a 0,811 g/cm3.
(B) a amostra 1 possui densidade menor do que a permitida.
(C) a bola clara tem densidade igual à densidade da bola escura.
(D) a amostra que está dentro do padrão estabelecido é a de número 2.
(E) o sistema poderia ser feito com uma única bola de densidade entre 0,805 g/cm3 e 0,811 g/cm3.

05) (UFPA) “ Num balão volumétrico de 250 mililitros, após adição de 1,00 g de hidróxido de sódio sólido, o volume é completado com água destilada. A solução assim obtida tem concentração de ____________g/L, sendo mais _______________do que outra solução de concentração 0,25 mol/L, da mesma base.”
Complete corretamente o texto acima com os dados de uma das seguintes alternativas:
A) 1,00; diluída.
B) 2,00; concentrada.
C) 2,50; diluída.
D) 3,00; concentrada.
E) 4,00; diluída.

06) (UFPE) Soro fisiológico é uma solução aquosa de cloreto de sódio a 0,9% em massa. A massa de NaCl em gramas necessária para preparar 2 litros de soro fisiológico é:
Dado: massa específica: H2O = 1g/mL.
A) 0,9.
B) 1,8.
C) 9.
D) 90.
E) 18.

07) (UFRGS-RS) Um aditivo para radiadores de automóveis é composto de uma solução aquosa de etilenoglicol. Sabendo que em um frasco de 500 mL dessa solução existem cerca de 5 mols de etilenoglicol (C2H6O2), a concentração comum dessa solução, em g/L, é:
Dados: Massas molares (g/mol):
H = 1,0; C = 12,0; O = 16,0.
A) 0,010.
B) 0,62.
C) 3,1.
D) 310.
E) 620.

08) (ENEM) Para se obter 1,5 Kg do dióxido de urânio puro, matéria-prima para a produção de combustível nuclear, é necessário extrair e tratar 1,0 tonelada de minério. Assim, o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minério até chegar ao dióxido de urânio puro é de:
A) 0,10%.
B) 0,15%.
C) 0,20%.
D) 1,5%.
E) 2,0%.

09) (UNICAMP-SP) Evapora-se totalmente o solvente de 250 mL de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração 8,0 g/L. Quantos gramas de soluto são obtidos?
A) 8,0.
B) 6,0.
C) 4,0.
D) 2,0.
E) 1,0.
10) Existem no comércio alguns produtos em pó que, dissolvidos em água, constituem o refresco. Na embalagem desses produtos há uma orientação sobre a quantidade de água que deve ser usada para dissolver todo o conteúdo da embalagem, afim de obter um refresco  de sabor “agradável”. Ao preparar um refresco estamos fazendo uma solução. Usando muita água, o refresco fica “fraco”, ou “aguado”. Usando pouca água, o refresco fica forte. Percebemos que, para uma mesma quantidade do pó (que é o soluto), há uma quantidade adequada de água que permite obter o resultado desejado. Usando esse raciocínio do preparo do refresco, explique como você procederia, em um laboratório adequadamente equipado, para preparar uma solução de brometo de potássio (KBr),  um sólido cristalino branco bastante solúvel em água, contendo 11,9 g desse sal em 1 L de solução?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Um comentário: